sábado, 23 de outubro de 2010

Sexta do Rock - Jimi Hendrix

Queridos amigos tenebrosos leitores do Andarilho, infelizmente tive problemas mais uma vez com a internet que durou quase toda semana, e já se fazendo tarde pra caralho, venho hoje trazendo para vocês o maior guitarrista do mundo, de todos os tempos, Jimii Heeendrix!

...e segue-se um longo post, pois a história é repleta de conteúdo de ótima qualidade!



Reconhecido em todo mundo por seu potencial explosivo e pioneirismo em explorar as capacidades da guitarra elétrica, misturando elementos como  fuzz, feedback e distorção controlada, Jimi é o música mais influente do séc. XX. Jimi não sabia ler nem escrer música, e isso o tornava ainda mais especial, um gênio! Sua música influenciou e influencia até hoje, essa influencia vai de George Clinton a mIles Davis, de Steve Vai a Johnny Lang.

Nascido em 27 de novembro em Seatle. Jimi foi influenciado pelos músicos da época, como: B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Buddy Holly e Robert Johnson. Autodidata que era, Jimmy se concentrava em ouvir as músicas, e as "tirava de ouvido".

 Jimmy treinava as músicas na vassoura em vez de arrumar a casa. (Pois é, enquanto você fica igual um retardado "gemendo" Restart com o aspirador, diferente de um dos maiores roqueiros da história!). Vendo isso seu pai lembrou que tinha um uquelele de uma única corda, o que foi um avanço em relação a vassoura.
Seu pai, em 58 comprou-lhe um violão velho de um amigo, que custou 5 dólares. Lodo depois Jimmy se juntu a primeira banda, The Velvetones. Depois de 3 meses, Jimmy segue solo. Um ano depois, Al, pai de Jimmy, lhe dá sua primeira guitarra elétrica, que Jimmy usou quando se juntou aos The Rocking Kings.

Em 61 Jimmy entra para Brigada Paraquedista do Fort Campbell, onde diz que o som do vento no paraquedas lhe insspiarava a criar riffs na guitarra. Ainda no exército, monta a banda The King Casuals com o baixista Billy Cox. Um pouco mais de um ano depois é desligado do exército por um ferimento durante um salto. Jimmy começa trabalhar como guitarrista com o nome de Jimmy James (que nome idiota!).  Em 65 já tinha tocado com vários artistas como: Ike e Tina Turner, Sam Cooke, the Isley Brothers e Little Richard. Separou-se de Richard e formou sua própria banda, Jimmy James e os Blues Flames, como lead guitar.


Jimi em foto para alistamento.


Entre 65 e 66, Jimmy tocou em teatros pequenos no Village, junto com o baixista de The Animals, Chas Chandler. Em uma apresentação no 'Cafe Wha?' Chandler ficou impressionado, voltando em setembro de 1966 para assinar um acordo com Hendrix que se mudou para Londres e formou uma nova banda.

O primeiro trabalho de Chandler foi mudar o nome de Hendrix para "Jimi". Com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding, então surge o The Jimi Hendrix Experience, que em 1966 foi um sucesso estantâneo em Londres.

O primeiro single e sucesso de The Experience, "Hey Joe," ficou dez semanas nas paradas da Inglaterra depois de estrear em sexto lugar no começo de 1967.
O primeiro album da banda, uma compilação psicodélica, o 'Are You Experienced' foi um grande sucesso, só não foi o 1º lugar nas paradas porque foi barrado pelo Sgt Peppers Lonely Heart Club Band dos The Beatles.

Hendrix foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres. (Portanto fiquem sabendo, "criança juvenil", que isso não era coisa do Black Sabbath - E chega disso de "rock é de Satã" - Pobre Satã!)
Depois da grande confusão, Jimi torrou alguns amplificadores, cabos e outros equipamentos, a sua banda só voltou a tocar neste festiva por fortes apelos do Paul McCartney.
Um pouco mais tarde, lança o album "Axis: Bold As Love".



Jimi Hendrix gravaria com Noel Redding e Mitch Mitchell o álbum duplo "Eletric Ladyland" com 16 faixas, incluindo clássicos como "Voodoo Chile", "Burning of the Midnight Lamp" e "All Along the Watchtower" de Bob Dylan. A produção e a direção é do próprio Hendrix. A capa é polêmica: 19 mulheres nuas, algumas segurando álbuns anteriores da banda. Em Agosto de 69, antes da formação do "The Band of Gypsys", com o nome de "Gypsy Sun & Rainbows", com Mitch Mitchell, Billy Cox, Juma Sultan e Jerry Velez, se apresentaria no fantástico Woodstock, festival que resultou num documentário e álbuns ao vivo, onde está registrada a estraçalhante versão do Hino Americano executada por Jimi e sua Guitarra.


Hendrix retornaria com "The Jimi Hendrix Experience" sem o Noel Redding, substituido por Billy Cox, amigo pessoal , ex-baixista do Band of Gypsys entre outras atividades com o velho amigo. Hendrix era um maníaco por gravações, por ele não ler nem escrever partituras. Jimi Hendrix sempre carregava pequenas unidades de gravação. Dentro desse contexto, seu maior desejo era um estúdio de gravação construído nos seus moldes e necessidades .Esse desejo se materializou, muito embora meio incompleto, em Maio de 1970 no "Eletric Lady Studios", em Greenwich Village, o mesmo bairro que assistiu ao nascimento do mito, onde em meio a obras a serem finalizadas, Hendrix, Billy cox e Mitch Mitchel gravaram as faixas do que deveria ter sido um álbum duplo com o nome "First Rays of the New Rising Sun" .



Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Em depoimento, a namorada de Hendrix, Monika Dannemann, teria dito que Jimi tomou 9 dos comprimidos para dormir que ela usava, sem que ela soubesse. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.

Ridículamente trágica, foi a morte do maior astro do Rock'n' Roll de todos os tempos!

Mas sem mais, depois deste post enorme, fiquem com Jimi Hendrix e sua imortal canção...

HEY JOE!




E confiram agora, o último Rock de Quarta!

Obrigado pela paciência, desculpem o mega-turbo-atraso!
Abraços,
O Andarilho!

1 comentários:

Bardo Bêbado disse...

Isso sim, isso sim... ISSO SIM É ROCK 'N' ROLL !! \,,/

Pena que sua passagem pelo mundo do rock durou tão pouco. Em apenas 4 anos ele conseguiu mudar o rumo de um gênero musical inteiro.

Simplesmente genial.

Ótimo post !!

Postar um comentário