quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sexta do Rock - Brian Jones

Queridos amigos leitores do Andarilho, hoje, o Rock de Sexta vem no finalzinho da quinta-feira, por motivos profissionais estou tendo a cruel necessidade de acordar as 5h da matina, e não tenho mais o prazer de aguardar aqui até a virada da noite...

Então, sem engambelar, hoje trazendo mais um Gigante do inicio dos anos 60 que foi um dos fundadores, da considerada maior banda da história do Rock'n' Roll no mundo, ele, o guitarrista extremamente talentoso não só como guitarrista mas também como instrumentista, tocando diversos instrumentos dando efeitos psicodélicos ao Rock'n' Roll.... Senhoras e senhores! Apresento à vocês:

Briiiaannnn.. Joooones!


Lewis Brian Hopkin Jones, o grandioso Brian Jones!
Um inglês filho de um engenheiro militar com uma dona de casa, nascido em 28 defevereir de 1942.

Brian Jones em 1962 convidou Mick Jagger o Keith Richard para formarem
uma banda que ficou conhecida como Rolling Stones.
O nome da banda foi inspirada num trecho da música de Muddy Waters (Rollin'Stone)
que dizia "..pedras rolantes não criam musgo.."
No Marqee Club, em Londres no dia 12 de junho do mesmo ano, se oficializou
o nome da banda numa apresentação. Mais tarde rebatizaram para Rolling Stones.
(Não foi grande mudança, acrecentaram um 'g' e um 's' no final de cada palavra
consecutivamente)

Jones tinha grande versatilidade como instrumentista embora tenha se destacado como guitarrista, e desenvolveu-se com músicas classicas que aprendeu com sua mãe que dava aulas numa igreja próxima. (mas que bela influência, não?! haha!) Um detalhe importante, é que Jones era o unico da banda que tinha a capacidade de escrever e ler aprtituras.

Sua inventividade gerou ao Stones o Rolling Stones Rock'n' Roll Circus, usava roupas extravagantes e se baseava no estilo de vida "Sexo, drogas e rock and roll"! (cá entre nós eu não iria querer diferente!)



Jones não era de compor tanto quanto Richard e Jagger, mas suas participações como instrumentistas eram incriveis. Tocou harpa em "You got the silver",  saxofone em "Dandelion".Fez os slides de guitarra na versão dos Stones de "I wanna be your man", em "I'm king bee" e outras mais. (Era realmente muito talentoso!)

Se afundando nas drogas cada vez mais, em 1969 Brian se afasta do Stones em 8 d ejunho. 3 dias depois foi encontrado morto afogado na pscina de sua casa. Casa de Cotchford Farm, em Sussex, que antes pertenceu ao A.A. Milne, inventor do ursinho Pooh, que o guitarrista adorava. (-Detalhe tão ridiculo esse poderia ficar de fora, né? -Não, eu precisava falar!) A morte de Brian gerou polêmico e enriqueceu a midía com assuntos tipicos de revistinhas de fofoca!

Apesar de ter morrido jovem, com 27 anos é considerado um dos maiores contribuintes pro Rock'n' Roll! (E até onde sei não há quem negue!)


Apesar de ter morrido jovem, com 27 anos é considerado um dos maiores contribuintes pro Rock'n' Roll! (E até onde sei não há quem negue!)

Brian Jones compôs 7 músicas no periodo que esteve com os Stones fazendo parte da discografia do ano de 1964 a 1969.

Sobre a morte: No final do filme Stoned, feito em 2005, é revelado que a morte de Brian, foi causada por Frank Thorogood, um dos empreiteiros que trabalhava em reformas na casa de Brian. Frank confessou o crime em 1993 em frente ao túmulo de Brian.

Um fim triste, mas Brian não tirou de nossas vida, toda a alma que ele pôs no Rock'n' Roll com suas músicas junto do Stones! Então, esta foi a segunda Sexta do Rock, feita de puro Rock'n' Roll... Sem mais engambelações, para vocês, uma pequena homenagem ao Jones!




Obrigado mais uma vez à todos vocês que leram, que comentaram e que apoiam, espero que tenham gostado, abraços do Andarilho!

Vejam também, o último Rock de Quarta, do Bardo Bêbado!

1 comentários:

Anônimo disse...

Ficou ótimo TY

Postar um comentário