Caros amigos leitores que ainda existem do Velho Andarilho!
Hoje trago para voces, minhas criancas maleficas nocturnas, o grandioso baixista, da banda Thin Lizzy..
Um eximio baixista por sinal, talentosissimo e grande poeta do Rock and Roll !
Thiiiin Liizzyyyy!
"OH YEAH MAN!"
Seu nome verdade era Philip Parris "Phil" Lynott e Nasceu em 20 de agosto de 1949.
Phil era considerado irlandês, mas nasceu na Inglaterra, o que teoricamente o torna um inglês. Filho de uma irlandesa, Filomena Linott e um pai, que na verdade, se tem pouca informação – Sim! Pouca informação e muitos rumores. Alguns sites e fontes, afirmam que o pai de Phil, Ceci Parris, era um afro-guianense, ou seja, da Guiana Francesa. Outros principalmente sites de fãs, afirmam com veemência que Phil Linott, decende de um afro-brasileiro.
Ceci numa entrevista em 2009, contou que havia dito para Filomena que era na verdade, da Guiana Britânica, e Filomena confirmou isso em 2010.
Os pais de Phil viviam separados por motivos de trabalho. Ceci Parris, seu pai, trabalhava em Birmingham, e sua mãe, Filomena após o seu nascimento se mudou para um lar de mães solteiras em Selly Oak, em Birmingham.
Mas, essas são especulações da vida amorosa de seus pais, e queremos saber do seu Rock!
Phil Lynott foi um músico irlandês que ganhou proeminência como um membro fundador, principal compositor e líder da banda Thin Lizzy. Como líder da banda, nos vocais e baixo, Lynott era um elemento chave para o sucesso comercial de treze álbuns, além de uma série de canções de sucesso. Como Bad Reputation, pouco mais tarde regravado pela Joan Jett e as meninas do Runnaways. E também a musica Boys are back in town, tocada no filme Detroit Rock City.
Em meados dos anos 1960, Lynott começou a cantar em sua primeira banda, o Águias Negras. Nessa época, ele fez amizade com Brian Downey, que depois foi convencido a entrar na banda do Liffey Beats. Pouco tempo depois as Águias Negras rompeu-se e, juntou Lynott "Kama Sutra" antes de cantar no Skid Row (não confundir com uma banda americana de mesmo nome), com uma banda que o guitarrista Gary Moore , o baixista Brendan 'Pincel Shiels e baterista Noel Bridgeman. Lynott foi demitido por Skid Row, após uma ausência temporária de ter suas amígdalas removidas. Ele adquiriu um baixo e Shiels lhe deu algumas lições para ajudá-lo em seu caminho. Lynott e Downey rapidamente montaram uma nova banda chamada "Orfanato", com o guitarrista Joe Staunton e o baixista Pat Quigley. No final de 2006 uma série de de fitas demo de Skid Row e Orfanato com Phil Lynott foram descobertos. Estas foram suas primeiras gravações e foi provavelmente perdido por décadas.
Em 1969, Lynott e Downey deixam a banda Orfanato para formar o Thin Lizzy com o guitarrista Eric Bell e o tecladista Eric Wrixon (ambos ex- Las, mas de diferentes line-ups). Lynott era o principal compositor de Thin Lizzy, assim como o vocalista e baixista. Seus primeiro Top Ten foi em 1973, com uma versão rock da música tradicional irlandesa “Whiskey in the Jar“,com uma cover do artista irlandês e amigo, Jim Fitzpatrick . Seu maior sucesso internacional, de 1976 “The Boys are Back in Town“, caracterizado vocal principal de Lynott. A música alcançou o top 10 no Reino Unido, Irlanda e Canadá, e alcançou a posição #12 na os EUA.
Em 1978, ele foi destaque na Musical Versão Jeff Wayne de A Guerra dos Mundos, cantando e falando do papel do Parson. “Em 1979, sob o nome “O Greedies” (originalmente “The Bastards Greedy”, mas encurtado por razões óbvias), gravou um single de Natal ”um jingle Feliz”, com outros membros do Thin Lizzy, assim como Steve Jones e Paul Cook do Sex Pistols. No ano anterior ele havia se apresentado ao lado de Jones e Cook em Johnny Thunders, no álbum solo "So Alone".
Em 1980, Lynott se casou com Caroline Crowther, filha do comediante britânico Leslie Crowther. Eles tiveram dois filhos.
Em 1983, o Thin Lizzy dissolvia-se. Mais tarde naquele ano, gravou um Rock'n'Roll Lynott medley single, "We Are The Boys (Who Make All The Noise)", com Roy Wood, Chas Hodges e John Coghlan. Phil regularmente colaborando com blues do antigo colega de banda, o guitarrista Gary Moore em um número de faixas, incluindo os singles "Out in the Fields" (Atingiu o numero 5 em 1985 no Reino Unido), seu maior hit-parade,"Parisienne Passanger" (um Hit #8 no Reino Unido de 1978), "Back On The Streets" e "Guitar Spanish" em 1979. Em 1984, ele formou uma nova banda Grand Slam - com Doish Nagle, Laurence Archer, Brennan Robbie, e Stanway Mark.
Grand Slam
Seu último single, "Nineteen", lançado algumas semanas antes de sua morte, foi produzido por Paul Hardcastle. Ao longo de Dezembro de 1985, Lynott tinha sido a promoção da música e isso incluía apresentações ao vivo em vários programas de televisão. No mesmo mês, ele deu sua última entrevista em que ele promulgou seus possíveis planos para o futuro próximo, que incluía mais trabalhos com Gary Moore e até mesmo a possibilidade de reformar o Thin Lizzy, algo que ele havia discutido privadamente com Scott Gorham anteriormente. Ele também gravou alguns materiais com Archer, Huey Lewis e os membros da banda de Lewis a notícia em 1985, que não foi divulgado.
Morte e Herança:
Os últimos anos de Lynott foram perseguidos pela droga e dependência do álcool levando à sua queda, na noite de 25 de dezembro de 1985 em sua casa em Kew . Após sua ex-esposa Caroline o levar a uma clínica de reabilitação no Oriente Knoyle , perto de Warminster , ele foi levado para Salisbury Enfermaria, onde foi diagnosticado como sofrendo de septicemia. Ele morreu de sepse em um hospital da unidade de terapia intensiva em 04 de janeiro de 1986, aos 36 anos. Em 2005, um monumento de bronze de Phil Lynott foi revelado em Harry Street, fora de Grafton Street, em Dublin. A cerimônia foi assistida por membros da antiga banda de Gary Moore, Eric Bell, Brian Robertson, Brian Downey, Scott Gorham, Darren Wharton (teclados) e pela mãe de Lynott. As pessoas e membrosThin Lizzy homenagearam-no com uma performance ao vivo. Seu túmulo no cemitério San Fintan em Sutton , a nordeste de Dublin, é regularmente visitado por familiares, amigos e fãs.
Em abril de 2007, The Rocker: Um Retrato de Phil Lynott foi lançado em DVD no Reino Unido. Em agosto de 2010, Yellow Pearl foi lançado. Esta é uma coleção de álbuns com canções solo de Phil. O álbum vem com fotos raras de Phil Lynott, bem como uma introdução ao álbum escrito por Malcolm Dome.
Ainda nos dias atuais, a Estatua de Phil Lynott, vem sendo palco de shows de reunião da banda Thin Lizzy, amigos e fãs em homenagem ao grande musico que foi!
E para vocês, meus amigos leitores do Andarilho, deixo mais uma grande e saudosa canção do nossa querido Phil, com sua esplêndida banda Thin Lizzy!
Então, deixo para voces, meus adoraveis leitores e apreciadores da melhor musica do mundo, um classico do Thin Lizzy!
Bad Reputation
Ate a proxima, um beijo do Andarilho!
0 comentários:
Postar um comentário