quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sexta do Rock - Duff McKagan

Ladies and Gentleman, este pobre e mortal Andarilho, tem a imensa honra de apresentar um dos baixistas de maior carisma e presença do Rock! 
Num longo salto dos 70's para os 80's, com vocês, ele que ao longo da carreira demostrou toda sua dedicação ao Rock and Roll, o baixiiista, DUFF MCKAGAN! 

Duff iniciou sua vida como baixista por influência de seu irmão mais velho, Bruce. Nascido em Seatle descreve sua cidade como "uma grande cidade do Rock N' Roll com um hip no cenário underground".



Duff tocou em 31 bandas no underground de Seattle, incluindo bandas como Ten Minute Warning e uma banda de hard-core punk chamada The Fartz (os peidos - acredite!). Com 19 anos se mudou para o sul da Califórnia onde conheceu Slash e Steven Adler formando a banda Road Crew. A banda se separou mas eles mantiveram o contato, e posteriormente originou o convite de Duff para os dois ingressarem no Guns N' Roses.

"Quando conheci Slash e Steven pela primeira vez foi estranho, pois nunca tinha conhecido caras como aqueles. Saímos e ficamos bêbados aquela noite. Criamos uma banda naquela noite. Era a banda do Slash. A Road Crew!"
— Duff McKagan

Após recrutar os membros do LA Guns (Axl Rose e Izzy Stradlin'), o Guns N' Roses estava formado. Com o Axl agindo "à moda caralho" com a LA Guns a Hollywood Rose, os problemas de agendamento de shows de ambas as bandas finalizou a formação do Guns and Roses em 06/06/1985. Com 2 dias de preparação Duff estava pronto e, a banda tocou pela primeira vez numa terça a noite num bar conhecido como Troubadour.

Duff é um grande fã de bandas como Sex Pistols, Ramones e The Misfits — a música que Duff canta no álbum The Spaghetti Incident? e nas apresentações ao vivo da era Use Your Illusion eram do The Misfits. Em 1990 ele e Slash ajudaram Iggy Pop a escrever seu álbum Brick by Brick.

Ele casou-se pela primeira vez em 28 de maio de 1988 com Mandy Brix, de quem se separou em 1990. Casou novamente em setembro de 1992 com Linda Johnson e se separou dela em setembro de 1995.
Sua sobrevivência no GN'R foi volátil por 1 anos. Em 1993, rola no Guns as saídas de Duff, Slash e Matt. Duff inicia seu projeto solo com o album Believe in Me. Em 1997 foi anunciada sua saída oficial da banda. Nesse mesmo ano, escondido da imprensa e do grande público, Duff foi submetido a uma cirurgia de emergência no pâncreas, o que o obrigou a parar de vez com o consumo de álcool.

Em 27 de Agosto de 1997 teve sua primeira filha, Grace, com Susan Holmes, casaram-se em 28 de Agosto de 1999 e em 16 de Julho de 2000 tiveram outra filha, Mae Marie. (Galo Forte Vingador! Não cansa de casamentos, é mesmo do Hard! haha)
Com o passar dos anos Duff tomou algum juízo e largou seu vício tornando-se um bom pai.

Colaborou com o projeto solo de Slash, que foi o de maior renome dentre os membros que fizeram carreira solo. Chegou a lançar um cd com o supergrupo chamado Neurotic Outsiders onde era guitarrista e vocalista, Matt Sorum, companheiro da era Use Your Illusion no Guns era baterista e tinha ainda Steven Jones [ex-Sex Pistols] como guitarrista e John Taylor [Duran Duran] no baixo.

Tentou a sorte como ator em 1997 onde interpretava um "vampiro rocker morto".

Duff viveu entre Los Angeles e Seattle durante o período de 94 à 99 devido a doença de Parkinson a qual sua mãe lutou nesse período, e Duff sentiu que tinha de estar perto. Sua mãe faleceu no início de Abril de 1994 e desde então Duff vive em Seattle..
Participou de bandas pequenas que ele criou e desfez rapidamente entre 2000 e 2001. Participou também em 2001 de uma turnê pelo Japão com Izzy Stradlin', este que divulgava seu álbum solo "River".

Desde Abril de 2002 toca no projeto dos ex-Guns N' Roses Slash e Matt Sorum, o Velvet Revolver.
Um de seus melhores projetos, e que sem dúvidas deu certo e com um certo sucesso, até, foi a banda Duff McKagans Loaded, onde o Duff era o front man da banda como vocalista e guitarrista.

No dia 14-10-10, Duff subiu ao palco novamente com o Guns N' Roses, em um show em Londres na Arena O2, tocando 4 músicas: Nice Boys, You Could Be Mine, Knockin' On Heaven's Door e Patience.

Curiosidades:
- Duff diz ter sido o último artista a ter falado com o vocal do Nirvana, Kurt Cobain, antes de sua morte: No início de abril de 94, enquanto Cobain saía de Los Angeles para Seattle, conseqüentemente no avião estava McKagan, ele sentou ao seu lado e conversaram durante a viagem. 4 dias depois, Cobain se matara com um tiro na cabeça.
- Numa entrega de prémios ao vivo da Mtv, Duff e Slash apareceram bêbados e falaram um monte de palavrões. A partir desse episódio, as entregas de prémios passarama ser gravadas antes de serem exibidas. (Oh, fuck yah!)
- Duff começou a fumar com 10 anos, e logo depois virou um alcoólatra isso durou até 1994, quando ele teve alto indices de álcool no fígado e por isso parou com a bebida.

Bem, queridos amigos-loucos-maniacos-obscenos, este foi o post de retorno da Sesta do Rock! Espero que tenham gostado, e pra quem sentiu falta de fotos do Duff na principal banda de sua carreira, o Guns and Roses, separei uma música especial de sua autoria, enquanto ainda integrava o grupo.

Guns and Roses - So Fine


E por hora é isso..
Long Life to Rock and Roll!
Long Live Duff McKagan!

Abraços,
o Andarilho!

5 comentários:

Anônimo disse...

o duff lugar dele e nop guns junto ao slash e axl e demais

Lu@n@ disse...

adorei vc falando do duff um cara de carisma e beleza inigualavel adoooro ele!!!!

Patricia Aguiar disse...

Tenho uma tatoo com o nome do Duff na minha mão esquerda, que é o lado do Coração. Amo o Duff além das minhas forças. Além de ter aprendido muito a ser um musico competente, ele ingressou sobre em um mercado jornalistico e faz isso fantasticamente.

Anônimo disse...

Amei td desse blog,mas o Slash saiu em 1996 em outubro.Naum eh criticando seu blog,so te ajudando.BJs

Anônimo disse...

Na parte que diz "Sua sobrevivência no GN'R foi volátil por 1 anos. "
Está certo esse 1 anos?
Ae, gostei desse Post, valeuuuu

Postar um comentário