sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sexta do Rock - Bob Dylan

Então é isso ai meus queridos degenerados e esquizofrênicos amigos rockers de todas as sextas, amantes do Rock'n' Roll, e uns seguidores da maior filosofia do Rock: Sexo, Drogas e Rock and Roll!, aqui vai a última postagem do Sexta do Rock do primeiro mês.
E por último, espero que seja uma surpresa, está aqui um grande do gênio artistico e de grande influência musical, Booob Dyylaaaan!

Uma das maiores personalidades do Século XX em todos os campos, esse é Bob Dylan. Nascido Robert Allen Zimmerman - nome feio pra diabo! - descendente de Judeus Russos -Não, ele não era de Varsovia! - em Minnesota nos EUA. Um dos ícones máximos da música, aos 10 anos já escrevia poemas. Autodidata, aprendeu piano e guitarra (é multi-instrumentista), no início da carreira começou no Rock N' Roll, no repertório Little Richard, Chuck Berry, Buddy Holly e tantos outros ícones nos anos 50, mas foi na Música Folk que ele começou a escrever seu nome e história. Em toda sua trajetória, já experimentou todos os estilos musicais, explorando o Blues, Gospel, Rock And Roll, Rockabilly, Jazz e tantos outros. (Ainda bem que ele não veio muito para o Rio de Janeiro, vai que ele encontra com as cocotas daqui ouvindo "Pra ele eu fico de cabeça pra baixo!" - OH FUCKING GOD!)
Várias de suas canções transformaram-se em verdadeiros Hinos dos Direitos Civis e Movimento Anti-Guerras, Blowin' In The Wind e The Times They Are A-Changin, só pra citar duas. Em meados dos anos 60 "eletrifica" sua música tocando com uma banda de Blues-rock, nesse período é chamado de traidor e vaiado em alguns shows pelos fãs fervorosos do estilo Folk (Uma merda, feito por uns merdas! Desculpem, mas é isso aí!)

Nesse momento suas músicas passam a ser mais intimistas, destilando toda a sua visão sobre o mundo. E é nesse ponto que ele começa a influenciar algumas pessoas que o tempo se encarregaria de transformar em lendas, assim como ele: Bruce Springsteen, John Lennon, Paul McCartney, Neil Young, Syd Barret (Até o grande Syd - Entende por que falar do Dylan é tão importante?), David Bowie entre tantos outros. Todos afirmaram que Dylan teve um papel substancial no desenvolvimento de suas carreiras e mais (Além de poético foi filosófico!). Em toda a sua vasta carreira, ganhou um número infindável de prêmios: Grammys, Globos de Ouro, Oscar, Além de ser incluido no Hall da Fama do Rock And Roll e no Hall da Fama de Compositores, em 2008 o juri do Prêmio Pulitzer fez uma citação especial sobre o profundo impacto na música popular e na cultura americana, citando ainda um poder poético extraordinário. (E disso, você nem eu vamos discordar!)

Nos Anos 80 montou um Super Grupo Chamado Traveling Wilburys, juntamente com Roy Orbison, Tom Petty, Jeff Lynne e George Harrison, onde todos usavam pseudônimos com o Sobrenome Wilbury. Aliás, se vc ouvir falar em: Elston Gunnn, Tedham Porterhouse, Blind Boy Grunt, Lucky Wilbury, Boo Wilbury, Elmer Johnson, Sergei Petrov, Jack Frost, Jack Fate, Robert Milkwood Thomas e Shabtai Zisel ben Avraham, saiba que todos são uma pessoa só, isso mesmo, BOB DYLAN. (Tipo o Power Ranger, ou algo parecido, é... reflita)


Questionado por muitos pela sua qualidade vocal, mas ovacionado por todos pelo seu gênio. Um pessoa difícil de lidar, que adora ter o controle de tudo, mas faz parte da genialidade certos trejeitos. Então, que viva a música e brindemos o Gênio Bob Dylan. Que além de Cantor e Compositor, é Pintor e Escritor, inclusive publicado no Brasil o Livro Tarântula em 1986 (escrito originalmente em 1966). (Agora você notou toda a arte que ele domina?)


Dylan pintou o Brasil para um exposição para o Denmark
Em 2001 a Revista Rolling Stones lançou uma lista com as 500 melhores canções de todos os tempos, a música Like A Rolling Stone de Bob Dylan ficou em 1º Lugar. (Aposto que você não sabia dessa - Eu não sabia!)

Esse é o Dylan, numa foto de poucos anos atrás
Dylan já passou por varios casamentos, atualmente mora em Malibu na Califórnia, e tem uma extensa prole: Jesse Dylan (Diretor de Cinema e bem sucedido homem de negócios), Anna Lea, Samuel Isaac Abraão e Jakob Dylan (Ex-vocalista do The Wallflowers), Desiree Gabrielle Dennis-Dylan. (É um cara galantiador, romântico, conquistador, pegador! É, é sim... calhorda!)

Pra fechar agora com chave de ouro, fiquem com um mega clássico...



KNOKING ON HEAVENS DOOR


Então, esse post encerra o Sexta do Rock do mês de Outubro, o primeiro mês de Sexta do Rock, espero que tenha apreciado sem moderação! 

Confiram também, o Quarta do Rock no Bar do Bardo Bêbado.

E é isso aí!

Abraços,
do Andarilho!

0 comentários:

Postar um comentário