Com o apoio de Che Guevara, Fidel Castro conseguiu manter o controle da Ilha.Fidel, grande ícone do socialismo, é uma figura importantíssima na história de seu país. Ele chegou ao poder após derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista. Batista mantinha Cuba sob forte regime centralizador e em péssimas condições sociais.Após a vitória e, com a fuga do ex-ditador, Fidel começou a implantar o socialismo na ilha. Para introduzir o novo regime, Castro aliou-se a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) vendendo a maior parte de produção de cana-de-açúcar para eles. Com isso, os Estados Unidos impuseram o embargo econômico, o que até hoje faz com que a população sofra com a falta de alguns produtos.A crise com os Estados Unidos deu novo impulso ao regime. Fidel criou leis que favoreceram os setores mais precários e com o auxílio das leis criou o Instituto Nacional da Reforma Agrária, a Imprensa Nacional de Cuba, o Instituto Cubano de Arte, nacionalizou empresas estrangeiras, incentivou a indústria nacional. Além disso, iniciou a campanha de alfabetização e uniformizou os programas de saúde e de esporte.A jornalista Lúcia Helena Issa esteve no país duas vezes e, entre as viagens, não notou nenhuma mudança significativa no modo de vida das pessoas. “O estranho, ou natural, é que nada mudou. A rotina é a mesma ainda”, afirma Lúcia Helena. Segundo a jornalista “Cuba possui um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo”.
Todo conteúdo fornecido, foi retirado do site www.livrevista.com . Então, todos os créditos se aplicam à este. Sempre é hora de dividir o conhecimento!
_ Só gostaria de acrescentar, que, Fidel Castro foi um dos homens mais nobres da história, eu o reconheço com um "Gigante". Gigante no ser (como alguém especial me mostrou isso). Fidel Castro, é digno de ser chamado de herói, e ainda que distante, ainda que de outra nação, eu o tomo como Meu Herói! E como diziam os Apaches, "Pra mim nada, para nós tudo!"
Viva o Socialismo!
3 comentários:
Ótimo post, amor.
E só uma coisa, ele não FOI um grande homem na história, ele É.
Lembra? Gigantes nunca morrem.
E ele não morreu mesmo! UHDADUHAADU
Continue com esse blog ótimo, que você sabe que eu adoro. :D
Super interessante adorei *_*
Não sou pacifista...mas absolutamente contra o assassinato. É muito difícil julgar alguém que acertou tanto, mas que só pode acertar à base de muito erros. Só sei que o admiro muito.
Viva Fidel...Viva Cuba
Hasta La Victória Siempre
Postar um comentário